Evento 4 - Perito da PF + TCE/SC

Atualizado: Out 20

Data: 15/10, quinta-feira, às 19h (horário de Brasília).

Detalhes: 19:00h - Detalhes sobre o curso preparatório: cronograma de aulas em novembro, dicas de estudos, valor, vendas.

20:00h - Estrutura de Concreto Armado - questões cespe/cebraspe

Professor: Guilherme Bruno


EVENTO ENCERRADO


EVENTO 1 - DETALHES

Realizado no dia 29/09 às 19h. Detalhes:

Parte 1 - Lançamento de eventos p/ curso preparatório - prof. Guilherme Bruno

Parte 2 - Introdução ao SICRO - prof. Guilherme Bruno

Baixe aqui o material PDF da aula "Introdução ao SICRO":

Aula Demonstrativa. Intro ao SICRO
.pdf
Download PDF • 656KB

EVENTO 2 - DETALHES

Realizado no dia 06/10 às 19:30h. Detalhes:

Legislação Ambiental, professor Guilherme Dall'Agnol

Baixe aqui o material PDF da aula "Legislação Ambiental":

Introdução Legislação Ambiental
.pdf
Download PDF • 504KB

EVENTO AVULSO - DETALHES

Realizado no dia 08/10 às 19h. Detalhes:

Polêmicas sobre custos diretos x indiretos- prof. Guilherme Bruno

Baixe aqui o material PDF da apresentação:

Evento_ custos diretos x indiretos
.
Download • 865KB

EVENTO 3 - DETALHES

Realizado no dia 12/10 às 10h

Noções de Barragens, prof. Thiago Lopes

Noções_de_Barragens
.pdf
Download PDF • 6.81MB



CURSO PREPARATÓRIO PARA PERITO CRIMINAL FEDERAL + TCE/SC - ENGENHARIA CIVIL

MODALIDADE: Online

INÍCIO: 03/Nov/2020

TÉRMINO: Abr/2021

O cadastramento de aulas ocorrerá nas terças e quintas, conforme cronograma que será divulgado internamente.

ABERTURA DE VENDAS: 12/out

CONTEÚDO PREVISTO DO CURSO ONLINE

*Para efeitos da tabela acima, cada aula terá duração média de 50min.

01. ORÇAMENTO DE OBRAS E PLANEJAMENTO: Programação e controle. Viabilidade, planejamento e controle das construções: técnico, físico-financeiro e econômico. NBR 12.721: avaliação de custos unitários; preparo de orçamento de construção para incorporação de edifício em condomínio; definição de áreas. Custos rodoviários. Levantamento de serviços e seus quantitativos. Orçamento analítico e sintético. Composição analítica de serviços. Cronograma físico-financeiro. Cálculo de benefício e despesas indiretas (BDI). Cálculo de encargos sociais. Índices de atualização de custos na construção civil. Sistemas referenciais oficiais: SINAPI, SICRO — metodologia e conceitos; produtividade e equipamentos.

02. RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS E ANÁLISE ESTRUTURAL: Deformações e análise de tensões. Flexão simples; flexão composta; torção; cisalhamento e flambagem. Esforços em uma seção: esforço normal; esforço cortante; torção e momento fletor. Diagrama de esforços solicitantes. Estruturas isostáticas. Estruturas hiperestáticas.

03. ESTRUTURAS DE CONCRETO: Dimensionamento de estruturas em concreto. Características mecânicas e reológicas do concreto. Tipos de aço para concreto armado; fabricação do aço; características mecânicas do aço; estados limites; aderência; ancoragem e emendas em barras de armação. Dimensionamento de elementos estruturais: pilares, lajes e vigas. Detalhamento de armação em concreto armado. Concreto protendido: noções gerais e tipos de protensão. Concreto premoldado: dimensionamento, detalhamento e montagem.

04. CONSTRUÇÃO CIVIL: Fundações. Alvenarias e revestimentos. Instalações prediais. Esquadrias. Forros. Pisos. Coberturas. Impermeabilização. Patologia de edificações.

05. OBRAS RODOVIÁRIAS: Estudos geotécnicos (análise de relatório de sondagens). Especificações de materiais. Características físicas. Principais ensaios técnicos de solo, de materiais betuminosos e de agregados. Especificações de serviços. Terraplanagem (cortes, aterros, bota‐fora etc.). Pavimentação. Reforço do subleito, sub‐base, base e revestimento asfáltico. drenagem e obras de arte especiais. Principais equipamentos utilizados. Acompanhamento de obras: apropriação de serviços. Construção. Organização do canteiro de obras. Execução de serviços de terraplanagem, pavimentação, drenagem e sinalização. Principais impactos ambientais e medidas mitigadoras. Fiscalização. Acompanhamento da aplicação de recurso (medições, cálculos de reajustamento, mudança de data‐base, emissão de fatura etc.), análise e interpretação de documentação técnica (editais, contratos, aditivos contratuais, cadernos de encargos, projetos, diário de obras etc.). Materiais betuminosos.

06. OBRAS FERROVIÁRIAS: Projeto e execução de ferrovias. Movimento de terra. Projeto geométrico. Ensaios geotécnicos principais. Pavimentação/superestrutura: projeto, tipos, aplicação e componentes. Principais elementos. Drenagem. Critérios de medição. Patologia de obras ferroviárias.

07. NOÇÕES DE HIDRÁULICA: Hidráulica aplicada e hidrologia. Hidráulica e saneamento básico

08. SANEAMENTO BÁSICO: Obras de saneamento. Abastecimento d’água ‐ captação, adução, tratamento (ETA’s), recalque, reservação, distribuição. Coleta e tratamento de esgoto (ETE’s, lagoas de estabilização, fossas sépticas).

09. HIDROLOGIA: Obras de defesa contra inundação e de macrodrenagem – reservatórios de cheias, bacias de acumulação, alargamento de calhas fluviais, canalização de cursos d’água, reflorestamento da bacia hidrográfica. Aspectos construtivos. Operação e manutenção.

10. MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO: Aglomerantes e agregados. Propriedades físicas e mecânicas. Ensaios. Sistemas construtivos

11. SEGURANÇA DO TRABALHO: Segurança e higiene do trabalho.

12. MECÂNICA DOS SOLOS: Origem e formação dos solos: processos erosivos. Índices físicos. Caracterização e propriedades dos solos. Pressões nos solos. Prospecção geotécnica. Permeabilidade dos solos; percolação nos solos. Compactação, compressibilidade e adensamento dos solos; estimativa de recalques. Resistência dos solos ao cisalhamento. Empuxos de terra; estruturas de arrimo; estabilidade de taludes. Patologia de obras de terra.

13. NOÇÕES DE BARRAGENS HIDRELÉTRICAS: Principais tipos ‐ barragens, soleiras, órgãos extravasores, tomadas d’água, canais, condutos sob pressão, túneis, bueiros: tipos; finalidade; seções típicas; pré-dimensionamento; aspectos construtivos. Aspectos construtivos; vantagens e desvantagens em relação a outras formas de geração de energia. Elementos. Mecanismos de ruptura de barragens.

14. ENGENHARIA LEGAL: NBR 13.752 (perícias de engenharia na construção civil). Engenharia de avaliações: métodos; depreciação; desapropriações; laudos de avaliação (NBRs 14.653)

15. FISCALIZAÇÃO DE OBRAS: Ensaios de recebimento da obra. Acompanhamento da aplicação de recursos (medições, emissão de fatura, cálculos de reajustamento). Controle de execução de obras e serviços. Análise de documentação técnica: diário de obra, documentos de legalização, ARTs, aditivos contratuais.

16. LEGISLAÇÃO APLICÁVEL À CONTRATAÇÃO DE OBRAS: Lei no 8.987/1995 - Regime de concessão e permissão da prestação de serviços públicos. Lei no 10.520/2002 - modalidade de licitação denominada pregão. Lei no 11.079/2004 - Parceria público-privada. Lei no 12.462/2011 - Regime Diferenciado de Contratações Públicas - RDC. Lei no 8.666/1993 – Normas gerais de licitação.

17. LEGISLAÇÃO AMBIENTAL: Noções de legislação ambiental; Resolução CONAMA nº 237/1997: licenciamento ambiental (licença prévia, licença de instalação, licença de operação); Resolução CONAMA nº 001/1986 e suas alterações: estudo de impacto ambiental e relatório de impacto ambiental; Lei nº 9.605/1998 e suas alterações (crimes contra o meio ambiente).

18. OBRAS HÍDRICAS: Obras portuárias. Tipos de portos (genéricos e especializados). Obras de implantação e principais equipamentos de operação. Estruturas de proteção e atracamento. Canal de acesso. Aspectos construtivos. Patologia de obras hídricas.






119 visualizações
Apostila - O básico para concursos

Apostila - O básico para concursos

​© 2017 CNE Concursos