CONCURSO

pref. goiânia/go

Teremos turmas presenciais (Goiânia) e online com foco no cargo de Analista em Obras e Urbanismo/Engenheiro Civil.

VER CURSOS

Os cursos serão realizados pelo Instituto Galeno e coordenados pelo CNE Concursos

EDITAL DO CONCURSO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE GOIÂNIA/GO

Banca: CS UFG

Edital: https://centrodeselecao.ufg.br/2020/concurso-goiania/

Cargo: Analista em Obras e Urbanismo

Vagas:

Arquiteto: 07

Engenheiro Civil: 29

Remuneração: R$ 2.723,78 + RT = R$ 5.447,56

Jornada: 30h/sem

Inscrições: 19/03 até 08/04

Prova Escrita: 03/05/20

Homologação do Concurso: 30/06/20

- A prova objetiva será do tipo múltipla escolha com 4 alternativas (A,B,C,D), terá duração de 4 horas, e será composta de:

- Para o cargo de Analista em Obras e Urbanismo, não haverá prova de redação e avaliação de títulos.

- Serão critérios de desempate:

- Preferência ao candidato com idade igual ou superior a 60 anos;

- Pontuação na prova de Conhecimentos Específicos;

- Pontuação na prova de Língua Portuguesa;

- Pontuação na prova de Matemática;

- Pontuação na prova de Atualidades e História, Geografia e Conhecimentos Gerais de Goiânia e do Estado de Goiás;

- tiver exercido a função de jurado no período entre a data de publicação da Lei nº 11.689 de 9 de junho de 2008 e a data de término das inscrições;

- maior idade

- Todos os candidatos aprovados e classificados além do número de vagas ofertadas comporão o Cadastro de Reserva deste concurso, sendo que serão convocados em ordem de classificação, à medida que surgirem novas vagas.

- Os requisitos que são exigidos para o cargo (como curso superior) deverão ser comprovados na data da posse.

 

[ver curso preparatório]

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

LÍNGUA PORTUGUESA: 1. Leitura e análise de textos de diferentes gêneros textuais. 1.1. Linguagem verbal e não-verbal. 1.2. Mecanismos de produção de sentidos nos textos: polissemia, ironia, comparação, ambiguidade, citação, inferência, pressuposto. 1.3. Significados contextuais das expressões linguísticas. 2. Organização do texto: Fatores de textualidade (coesão, coerência, intertextualidade, informatividade, intencionalidade, aceitabilidade, situacionalidade). 2.1. Progressão temática. 2.2. Sequências textuais: descritiva, narrativa, argumentativa, injuntiva, dialogal. 2.3. Tipos de argumento. 2.4. Funcionalidade e características dos gêneros textuais oficiais: ofício, memorando, e-mail, carta comercial, aviso, e-mail etc. 2.5. Uso dos pronomes. 2.6. Pontuação. 2.7. Características dos diferentes discursos (jornalístico, político, acadêmico, publicitário, literário, científico, etc.). 3. Organização da frase: Processos de coordenação e de subordinação. 3.1. Verbos que constituem predicado e verbos que não constituem predicado. 3.2. Tempos e modos verbais. 3.3. Concordância verbal e nominal. 3.4. Regência dos nomes e dos verbos. 3.5. Constituição e funcionalidade do Sujeito. 4. Classes de palavras. 4.1. Formação das palavras. 4.2. Composição, derivação. 4.5. Ortografia oficial. 4.6. Fonemas. 4.7. Acentuação gráfica. 5. Variação linguística: estilística, sociocultural, geográfica, histórica. 5.1. Variação entre modalidades da língua (fala e escrita). 5.2. Norma e uso.

MATEMÁTICA: 1. Conjuntos Numéricos. 1.1. Números naturais e números inteiros: operações, relação de ordem, divisibilidade, máximo divisor comum, mínimo múltiplo comum e decomposição em fatores primos. 1.2. Números racionais e irracionais: operações, relação de ordem, propriedades e valor absoluto. 1.3. Números complexos: conceito, operações e representação geométrica. 2. Progressão Aritmética e Progressão Geométrica: Razão, termo geral e soma dos termos. 2.1. Situações-problema envolvendo progressões. 3. Noções de Matemática Financeira: Razão e Proporção. 3.1. Porcentagem. 3.2. Juros simples e composto. 4. Equações e Inequações: Conceito. 4.1. Resolução e discussão. 5. Funções: Conceito e representação gráfica das funções: afim, quadrática, exponencial, logarítmica, trigonométricas e modulares. 5.1. Situações-problema envolvendo funções. 6. Sistemas de equações: Conceito. 6.1. Resolução, discussão e representação geométrica. 7. Análise Combinatória: Princípio fundamental de contagem. 7.1. Combinações e permutações. 8. Noções de Estatística: Apresentação de dados estatísticos: tabelas e gráficos. 8.1. Medidas de centralidade: média aritmética, média ponderada, mediana e moda.

HISTÓRIA, GEOGRAFIA E CONHECIMENTOS GERAIS DE GOIÂNIA E DO ESTADO DE GOIÁS: 1. História de Goiás: o bandeirantismo e sociedade mineradora; 2. Goiás nos séculos XIX e XX e a construção de Goiânia. 3. Geografia de Goiás: regiões goianas. 4. Patrimônio natural, cultural e histórico de Goiás. 5. Aspectos históricos, geográficos, econômicos e culturais de Goiânia ATUALIDADES 1.Temas relevantes de diversas áreas em evidência no mundo e no Brasil na atualidade: política, economia, sociedade, cultura, meio ambiente, tecnologia, educação, saúde, relações internacionais e suas conexões com o contexto histórico; 1.1. Epidemias. 1.2. Migrações. 1.3. Globalização. 1.4. Democracia. 2. Mundo do trabalho na atualidade. 3. Desastres ambientais no Brasil contemporâneo. 4. Mobilidade Urbana. 5. Direitos Humanos.

ANALISTA EM OBRAS E URBANISMO/ENGENHEIRO CIVIL: 1. Estruturas: Análise de vigas e pórticos isostáticos; Estruturas de concreto armado; Estruturas de concreto protendido; Estruturas metálicas; Patologias; Manutenção preventiva; Técnicas de recuperação e reforço. 2. Mecânica dos solos: Origem e Natureza dos Solos; Estados dos Solos; Classificação dos Solos; Compactação dos solos; Critérios de ruptura; Capilaridade; Fluxo de água no solo; Tensões no solo; Resistência ao cisalhamento dos solos; Empuxos de terra e contenções; Estabilidade de taludes. 3. Fundações: Tipos de fundações; Dimensionamento, aplicação e execução de Fundações; Rebaixamento do lençol freático; Recalques de fundações. 4. Tecnologia dos Materiais de Construção: Conhecimentos gerais; Tecnologia do concreto; Classificação e caracterização dos materiais; Dosagem; Aditivos; Controle tecnológico; Aço, madeira, materiais cerâmicos e vidros, tintas e vernizes. 5. Infra-Estrutura urbana: Rede viária; Sistemas de abastecimento de água; Esgotos Sanitários; Drenagem pluvial. 6. Orçamento e Planejamento de Obras: Planejamento; Gerenciamento; Qualidade; Composição de preços; preço unitário e preço global; Orçamentos; Cronograma físico-financeiro. 7. Segurança do Trabalho: Segurança e Higiene do trabalho; Segurança na Construção Civil; Proteção Coletiva; Equipamentos de Proteção Individual (EPI); Ergonomia e aplicações. 8. Licitações e Contratos Administrativos de Obras e Serviços de Engenharia: Lei 8666/93 e legislação complementar; Projeto Básico; Projeto executivo. 9. Lei nº 171, de 29 de maio de 2007 - Plano Diretor de Goiânia e sua regulamentação. 10. Lei nº 177, de 09 de janeiro de 2008 - Código de Obras e Edificações do Município de Goiânia.

ANALISTA EM OBRAS E URBANISMO/ARQUITETO: 1. O papel do arquiteto no planejamento e desenho urbano. 2. Projetos de edificações com abrangência em questões de patrimônio. 3. Meio ambiente e sua sustentabilidade. 4. Projetos arquitetônicos observando as questões de ergometria, conforto, funcionalidade, estética e técnicas adequadas. 5. Conhecimento de soluções quanto às soluções relativas à obra, localização e topografia. 6. Conhecimento de normas técnicas, código de obras de Goiânia, normas de acessibilidade, normas de prevenção contra incêndio. 7. Conhecimento de desenho técnico de edificações e urbanismo. 8. Lei nº 171, de 29 de maio de 2007 - Plano Diretor de Goiânia e sua regulamentação. 9. Lei nº 177, de 09 de janeiro de 2008 - Código de Obras e Edificações do Município de Goiânia.

 

CURSO PREPARATÓRIO PARA O CONCURSO DA PREF. GOIÂNIA/GO

Teremos turmas presenciais na cidade de Goiânia/GO e online. As primeiras turmas serão direcionadas para o cargo com função de Engenharia Civil e os cursos fornecerão aulas de conhecimentos básicos (português, matemática, atualidades) e de conhecimentos específicos (engenharia civil). 

O nosso lançamento ocorrerá no dia 25/02 às 09:15h (horário de Brasília), neste endereço eletrônico ou no nosso canal do youtube, através de um aulão ao vivo. Detalhes do aulão:

Aulão: Estruturas Isostáticas com foco na banca UFG - 25/02, 09:15h, ao vivo, prof. Guilherme Bruno

Descontos promocionais poderão ser praticados durante o aulão. Agende este evento! Nos vemos lá!

*Os cursos serão realizados pelo INSTITUTO GALENO e coordenados pelo CNE CONCURSOS

EVENTO AO VIVO FINALIZADO, MAS FICARÁ DISPONÍVEL:

O PORQUÊ DE ESTUDAR COM O CNE CONCURSOS?

Já temos experiência em concursos de engenharia civil. Nossas aulas são especialmente voltadas para concursos e conseguimos otimizar consideravelmente o tempo de estudos do aluno.

Já aprovamos 1/3 das vagas de engenheiros do concurso SANEAGO 2018.

​Já aprovamos 1/4 das vagas de engenheiros do concurso DEINFRA/SC 2019.

Contribuímos para que o ranking (Pref. Florianópolis) contasse com 4 alunos nossos entre os 10 primeiros